A grande vantagem do Better STE, esta intimamente relacionada com a sua eficiência de remoção de DBO e de sólidos, é o seu curto tempo de detenção hidráulica, em torno de 6 horas para remoção de cerca de 80 por cento da DBO e 75 por cento dos sólidos em suspensão! Em sistemas de lodo ativado e em lagoas de estabilização o tempo de permanência é da ordem de 12 a 24 h e de 20 a 30 dias respectivamente.

“Segundo van Haandel e Catunda (1995), apoiados em estudos desenvolvidos com um reator em escala real, tratando os esgotos domésticos gerados pela população do Bairro do Pedregal, Campina Grande, Paraíba, além das vantagens inerentes dos processos anaeróbios, os reatores de fluxo ascendente podem se tornar uma opção viável pois podem ser aplicados em vários pontos da rede de esgoto, “pulverizando-se” assim o sistema de tratamento, o que reduz significativamente os custos de construção da rede coletora e de condutores de esgoto. Ainda segundo os mesmos autores, requerem menor área de construção (aproximadamente 0,01 m 2 por habitante (lagoas de estabilização necessitam de 3 ou 4 m 2 por habitante)”.

O Better STE não causa transtornos para a população beneficiada: O sistema é “invisível” (enterrado), não espalha odores e não causa proliferação de insetos (4) a produção de lodo biológico é pequena e o lodo de excesso já sai estabilizado e com concentração elevada, podendo ser secado diretamente em leitos de secagem. operação e manutenção são extremamente simples podendo ser feito por pessoal não especializado.

A instalação do Better STE é simples podendo ser usados materiais e mão de obra locais. O custo de construção e de operação tendem a ser bem menores que os de outros sistemas de tratamento de esgoto.

O Better STE como principal unidade de tratamento, deve-se à constatação de que esta unidade pode remover em torno de 70 % da matéria orgânica sem dispêndio de energia externa ou adição de substâncias químicas. Assim unidades posteriores podem ser usadas sem cuidados prévios para remoção de parcelas remanescentes.

Vantagens Econômicas:

O tamanho da unidade de pré-tratamento é reduzido drasticamente: Para a mesma eficiência de remoção de material orgânico o Better STE é 20 a 30 vezes menor que as Lagoas Anaeróbias e muito menor que as antigas fossas em concreto.

Vantagens Estéticas:

O Better STE pode ser enterrado ou ficar externo, se ficar externo ele pode ser construído como uma unidade quase invisível e imperceptível, inserido harmonicamente na paisagem.

Vantagens Ambientais:

O gás metano é capturado e pode ser queimado, evitando-se a sua emissão para a atmosfera, onde contribuiria para o efeito estufa;

uma alta eficiência de remoção de patógenos é factível num sistema compacto;

sob condições adequadas (sol + temperatura elevada), tanto nitrogênio como fósforo podem ser removidos eficientemente sem necessidade de adição de substâncias químicas.

ver: Referências Bibliográficas

Better Ambiental

Sistema de Tratamento de Esgoto | Cisterna | Biodigestor | Saneamento
grama sintética

ATENDEMOS TODO BRASIL

HONESTIDADE, QUALIDADE E ATENDIMENTO PERSONALIZADO